Facebook | Telefone (24) 3353-1142

Filosofia






A Filosofia Educacional da nossa escola se inspira nas mais modernas teorias do conhecimento, a partir de uma visão integral da pessoa humana, buscando a excelência acadêmica e valorizando a formação ética, através da vivência de valores, da promoção da cidadania responsável e de uma disciplina co-responsável.

O IEPR acredita que a educação possa promover a autonomia dos educandos, tanto nos aspectos intelectuais e cognitivos, como no desenvolvimento social e moral. Esta autonomia culmina na construção da própria identidade, no assentimento de um autoconceito positivo e na elaboração de um projeto de vida vinculado a valores.

O processo de ensino-aprendizagem deverá acontecer numa relação dialógica, no qual os sujeitos interagem como pessoas, com tudo que são: razão, afeto, transcendência. Os educadores deverão se sentir chamados, como compromisso de vida para esse trabalho, com a crença de que todos os educandos possuem potencialidades para o desenvolvimento do bem, e são os protagonistas da própria formação e de sua história.

O IEPR entende a educação como um processo de construção e desenvolvimento pessoal, pelo qual cada um, se relacionando com o ambiente, com o outro e com a sociedade, cresce e se constitui como pessoa, de modo progressivo. Neste sentido, o processo educacional deverá levar o educando a pensar por si mesmo, através de associações de idéias e a relação entre os conhecimentos.